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      Licitação

      Veja como otimizar as suas licitações com a CBRdoc

      • 11 ago, 2022
      • Tempo de leitura: 6 mins
      • Última atualização: 11 ago às 17:54
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      Equipe CBRdoc Admin

      Veja como otimizar as suas licitações com a CBRdoc

      As licitações correspondem a processos executados pelo Poder Público diante da necessidade de compra de produtos ou contratação de serviços. Esse tipo de processo é útil para garantir mais transparência, evitar o favorecimento indevido, aumentar a competitividade dos fornecedores e impedir o superfaturamento de contratos.

      Por isso, a realização de licitações é obrigatória em uma grande parte das atividades realizadas por governos de diferentes esferas  — municipal, estadual ou federal. Para a sua empresa, participar de licitações traz a possibilidade de firmar parcerias com o poder público, com a certeza de que o pagamento ocorrerá. Porém, é preciso conhecer quais são as demandas e regras, de modo que a empresa esteja apta a participar das licitações.

      Na sequência, veja como otimizar a participação nesses certames e entenda como a CBRdoc pode ajudar!

      Quem pode participar de licitações?

      Para ter a chance de vencer uma licitação, sua empresa precisa atender a alguns requisitos. É necessário, por exemplo, desempenhar a atuação de maneira legal, com toda a documentação em ordem.

      Também é preciso estar em dia com o pagamento dos tributos. Assim, empresas que têm dívida ativa na Receita, por exemplo, podem ser impedidas de participar desses certames.

      Ainda, é necessário demonstrar capacidade física e financeira. Isso serve para dar a garantia ao poder público de que a empresa conseguirá cumprir com as condições de fornecimento.

      Como otimizar a participação em licitações?

      Para tornar mais fácil o processo de participar de licitações, sua empresa pode buscar formas de otimizar a etapa. Dessa maneira, é possível garantir uma atuação mais estratégica e com melhor aproveitamento dos recursos.

      Confira o que fazer!

      Tenha atenção à legislação

      Um dos passos mais importantes para participar de licitações com mais facilidade é ter atenção às questões previstas na legislação. Além da própria Lei de Licitações, é necessário conferir regras estaduais ou municipais, bem como as exigências de cada edital ou setor de atuação.

      Entre os aspectos que exigem maior cuidado é a documentação exigida para esse processo. Em geral, são exigidas certidões negativas, comprovantes e outros documentos que atestem a regularidade do negócio e o cumprimento das regras. Assim, é possível garantir uma atuação mais estratégica e com menos riscos de ocorrer a desclassificação, por exemplo.

      Faça a gestão adequada da documentação

      Outro ponto importante para otimizar a participação de licitações envolve a gestão correta da documentação. Afinal, não basta dispor dos documentos certos se eles não estiverem organizados e disponíveis conforme a necessidade, certo?

      Por isso, o ideal é planejar uma gestão documental robusta e que atenda às necessidades gerais do negócio. Uma das formas de fazer isso é ao digitalizar os documentos do negócio, fazendo um acompanhamento com ajuda da tecnologia.

      Então, é interessante pensar no uso de documentos digitais de agora em diante e, com o tempo, digitalizar o que já existe na estrutura do negócio. Assim, é possível armazenar as informações com mais facilidade e segurança.

      No caso específico da participação em licitações, uma gestão de documentos adequada pode colaborar para diminuir o tempo necessário para efetuar a participação nos certames. Afinal, muitos documentos são comuns a diversos processos de licitação, então tê-los armazenados e facilmente identificáveis torna mais fácil dispor deles no momento de enviar uma proposta para o poder público, por exemplo.

      Use o armazenamento na nuvem

      Para uma gestão digital dos documentos eficientes, vale a pena pensar na integração e na criação de fluxos de trabalho. Por conta disso, pode ser adequado recorrer ao armazenamento na nuvem, que é um dos serviços mais importantes para garantir mobilidade e acesso fácil aos diferentes documentos do negócio.

      Com uma plataforma na nuvem, você deixa os documentos sempre disponíveis e atualizados. Assim, diferentes profissionais poderão contribuir para manter os documentos organizados ou disponíveis, por exemplo.

      Além disso, é uma forma de estabelecer a colaboração de maneira mais fácil. Assim, é possível identificar e aproveitar as oportunidades de licitações com mais facilidade.

      Faça a busca automática por editais

      Dependendo da área de atuação da sua empresa, a participação de licitações não precisa se limitar à região geográfica de atuação. Nesse caso, portanto, existem oportunidades em todo o país. Por isso, é preciso saber como identificar essas alternativas, conforme elas aparecem.

      Para aumentar a produtividade e a efetividade, é interessante realizar a busca automática por editais. Com uma ferramenta desse tipo, seu negócio identificará as licitações abertas com mais facilidade. Assim, será possível definir de quais processos vale a pena participar e, assim, quais são os passos que devem ser cumpridos.

      Como a CBRdoc pode ajudar?

      Ao conhecer os passos para otimizar suas licitações, fica claro que o uso da tecnologia pode ser útil para melhorar a participação nesses processos. Nesse sentido, é especialmente necessário contar com uma ferramenta completa, como é o caso da CBRdoc.

      Com a nossa plataforma, você pode solicitar documentos físicos ou digitais para uma equipe exclusivamente dedicada a essa obtenção. Você poderá solicitar documentos das seguintes instituições:

      Cartório de Notas;
      Cartório de Imóveis;
      Cartório de Protesto;
      Cartório Eleitoral;
      Receita Federal;
      Justiça do Trabalho;
      Juntas Comerciais;
      Prefeituras;
      Justiça Federal;
      Órgãos ambientais e mais.

      A partir disso, todos os documentos obtidos ficarão centralizados na plataforma e poderão ser acessados de forma móvel. Ao mesmo tempo, é possível fazer o controle de acesso para garantir a segurança das informações.

      Além disso, vale a pena conhecer os principais tipos de pesquisa, como:

      de bens;
      de procuração;
      de imóveis.
      de protesto;
      de obrigações eleitorais e outros.

      Assim, é possível ter mais agilidade para avaliar e participar das licitações, sem perder prazos ou desperdiçar oportunidades pela falta de documentação.

      No geral, você terá acesso a uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, pagando apenas pelo que você solicitar — sem mensalidades ou custos extras. Assim, é possível ter foco em desenvolver excelentes propostas para cada licitação.

      Neste artigo, você teve a chance de descobrir como otimizar a participação em licitações por parte da sua empresa. Com essas dicas e o uso estratégico da tecnologia, é possível alcançar resultados melhores nesses certames junto ao poder público.

      Quer utilizar a tecnologia de maneira integrada e estratégica? Entre em contato conosco da CBRdoc e veja como podemos ajudar!

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